terça-feira, 6 de julho de 2010

MEU jornalista preferido

O jornalisma Manuel Dutra fez um post pro meu Tio Miltinho no blogmanueldutra.blogspot.com. Dutra fala com tanto carinho do meu tio que sugiro que vocês, meus fiéis 5 leitores, passem por lá. O texto, evidentemente, é excelente... e o personagem é o meu jornalista preferido que completou em maio deste ano 30 anos de jornalismo. Ele é o cara.

Aproveitando o gancho quero também homenagear meu tio amado. Não preciso dizer que mato e morro pelos meus tios, corre um risco absurdo quem mexe com eles. Tio Miltinho me deu o primeiro livro de jornalismo que li, acho que ele nem lembra disso, talvez eu tenha me apaixonado por comunicação por causa dele. Lembro da minha vó orgulhosa quando ele lançou o primeiro livro, meu tio escreve como ninguém. Ele tem o dom da escrita. E eu o admiro ainda mais por isso.

Ele é tão simples e tão humilde que às vezes acho que ele não existe. Ele transborda amor por todos os poros, é filho do meu avô mesmo. Tio Miltinho faz questão de ver as pessoas rindo, é preocupado, vive dizendo que eu preciso comer mais... Ele jura que minha magreza não é elegância, é falta de nutrientes. Toda vez que fico doente ele vai lá em casa me ralhar: "minha filha, tu não comes direito, isso é falta de comida!" Ele se preocupa com todo mundo, até com quem ele nunca viu na vida.

Às vezes fico observando ele em público, ele fala com todo mundo e as pessoas chamam-no pelo nome, como se ele fosse íntimo. Meu tio é incrível! Eu vejo que as pessoas olham pra ele vendo a grandeza que ele é como gente, não pelo tamanho físico dele. Meu tio sofreu um acidente quando criança, o que não é problema nenhum para o ser humano gigantesco e o profissional excepcional que ele é.

Ele me fez chorar na festa de formatura dele. Sim, depois dos 50 anos, meu tio conquistou o seu DIPLOMA de jornalista. Ele, meu tio Miltinho, é jornalista DE FATO E DE DIREITO. Na festa, quando chamaram o nome dele para entrar no baile, as pessoas ficaram de pé para aplaudi-lo... Minha família e eu não nos coubemos de orgulho no peito. Eu chorei, minha tias, idem. O meu tio venceu mais uma vez. Ele é sempre um vencedor!

Uma de minhas tias costuma dizer que por causa dele que estamos hoje aqui e se não fosse ele ela teria uns 15 filhos lá no interior. Foi por causa dele que minha vó e meu avô vieram para Santarém. Ele sofreu um acidente e precisava ser tratado aqui. Todo mundo veio para que ele ficasse bom. Minha vó se doou 24 horas por dia por quase 3 anos para cuidar dele, e meus outros tios também, e meu avô também. O que me faz entender porquê ele é tão gente. Tio Miltinho é mais que especial, ele é nosso Tio Bebê, apelido que a Clarinha deu a ele já que ela não consegue entender o porquê dele ser pequeno. Clara é uma Corrêa, procura o motivo de todas as coisas sempre.

Essa é minha homenagem ao meu Tio Miltinho pelos 30 anos de jornalismo. Quando eu nasci, ele nasceu para a profissão dele. Claro que não sei escrever tão bem quanto o Manuel Dutra, mas eu tentei fazer bonito.

Dizer que te amo é pouco, tio. Meu amor por vocês, meus tios, é mais do que eu mesma, porque eu não seria completa sem ouvir da voz de vocês o "minha filha" que me faz tanto gente.

5 comentários:

Karine Freithas disse...

Nossa, amiga!!
Eu to aki emocionada com esse texto lindo!! E o Tio Miltinho merece cada uma de suas lindas palavras...Eu tbm o admiro muito...
Parabéns para vocês!!
Você linda querida!Bjnhs.

MILTON CORRÊA disse...

Minha menina Rubinha, você é muito bondosa comigo e não poderia deixar de ser, afinal, é minha sobrinha.

Suas palavras me causam emoção. Sempre fui muito forte, em momentos fortes, como no caso da minha posse como secretário municipal de cultura, no governo Ronan Liberal, na posse como membro da Acadenia Santarena de Letras e Artes,nos momentos das várias honrarias recebidas e na festa de formatura no Curso de Bacharelado em Comunicação Social. Porém, as lagrimas vieram agora, com as sua palaras carinhosas, afetuosas, bomdosas.

Muito grato filha, que o Nosso Deus te abençoe sempre, talentosa menina. Paz e Bem.Continue sendo essa garoto de fibra, garra e determinação e passe isso a todos os seus irmãos e primos (as).

com o carinho do tio Miltino.
Eu vivo do jornalismo e para o jornalismo. Que assim seja.Amém!

Socorro Carvalho disse...

Puxa, Rúbia!!!
Que linda homenagem essa feita ao meu Grande e Ilustre Amigo Miltinho. Sem essa de que você não escreve tão bem quanto... para com isso, você escreve muitooooo bem simmmm!! E quando escrevemos com o coração o texto se torna mais belo ainda. Só tenho a concordar com cada palavra de carinho que disse ao seu tio e ao meu Amigo. Tive a honra de trabalhar junto com ele na Rd e Tv Ponta Negra e ele é realmente uma pessoa linda, simples, humilde e bondosa. Esse é o diferencial desse cara que não é CR mas é pequeno no tamanho e GRANDE na qualidade. São pessoas assim como o Milton que nos deixa o peito orgulhoso em tê-los como amigos. E eu gosto e o admiro imensamente. Um beijo Rúbia!!

MILTON CORRÊA disse...

Minha iluestre amiga Socorro Carvalho.Tão belas são suas palavras e elas se fortificam na lembrança quando trabalhamos juntos na Rádio e TV Ponta Negra.
A vida so tem sentido assim, quando lembramos dos pequenos e importantes momentos.
Que sejamos sempre agentes da informação que forma, que educa e constrói.

Rúbia disse...

Rapá, eu já tô é com ciúmes do meu tio, deixa eu avisar logo.