sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Eu falo Paraensês. E vc?

"Eu me abri" quando li a conversa abaixo no blog www.uruatapera.com/blog/blog.asp

Uma conversa em Paraensês... cheio de uns chiados que só quem vive nesta pedaço do Brasil é capaz de entender. Adoooooooro o meu sotaque paraense. Português bem falado como a conjugação da segunda pessoa do singular deve ser... E isso flui, não é que a gente aprenda na escola, não! Adoro! Sem contar com nosso vocabulário singular... rs

Segue abaixo "a conversa". Se vc fala o paraensês vai se abrir no final...

“Um dia eu tava buiado, pensei em ir lá em baixo comprar uns tamatá.

Tava numa murrinha, mas criei coragem, peguei o sacrabala e fui. Cheguei tarde, só tinha peixe dispré.

O maninho que estava vendendo tinha uma teba duma orelha do tamanho dum bonde.

O gala-seca espirrou em cima do tamatá do aru que tinha acabado de comprá.

Ficou tudo cheio de bustela... Axiiiiiii, porcaria! Não é potoca, não.

O dono do tamatá muquiou o orelha-de-nós-todos, mas malinou mesmo.

Saí dali e fui comer uma unha. Escolhi uma porruda!

Égua, quase levei o farelo depois. Me deu um piriri.

Também... parece leso, comprar unha no veropa.

Comprei uns mixilhão, um cupu e um pirarucu, muito fiiiiiirme, mas pitiú paca.

Fui pra parada esperar o busão. Lá tinha duas pipira varejeira fazendo graça.

Eu pensei logo ...ÊEEEE, ela já quer... Mas, veio um Paar-Ceasa sequinho e elas entraram...

Fiquei na roça, levei o farelo. O sacrabala veio cheio e ainda caiu um toró.

Égua-muleki-tédoidé, pense num bonde lotado.

Eu disse: éguaaaaaaaa, vô mimbora logo.

No sacrabala lotado, com o vidro fechado por causa da chuva, começa aquele calor muito palha.

Uma velha estava quase despombalecendo.

Daí o velho que tava com ela gritava "arreda aí menino pra senhora sentar aí do teu lado".

O menino falou: "_Humm, tá, cheiroso...!".

Eu me abri!!!”

Nenhum comentário: